
Por que a Due Diligence é importante?
Publicação: 27.01.19
Entenda (de uma vez por todas!) porque você deve aplicar a Due Diligence na sua empresa.
Leia MaisAgende conosco o seu serviço de maneira prática e rápida, preencha os campos abaixo e solicite o seu serviço.
Compliance é um dos temas do momento no cenário empresarial.
O termo tem origem na língua inglesa e advém do verbo “to comply”, que nada mais é do que estar em conformidade com as regras, normas e procedimentos. Ou seja, é agir de acordo com a regra, de acordo com o que é instruído, seja qual for a situação.
O Compliance está ligado com o cumprimento de um padrão de conduta pré-determinado por normas, sejam elas, por exemplo, as leis de um país ou as normas internas de uma determinada empresa.
No contexto organizacional, essas normas balizam as ações para que atitudes éticas e transparentes contemplem todos os níveis hierárquicos da organização.
Trata-se de um sistema organizado de maneira sistêmica e racionalmente estruturado, composto por normas e procedimentos que balizam a atuação da organização.
Estes componentes que estruturam o programa devem ser compreendidos e internalizados desde o trabalhador do “chão de fábrica” até o que ocupa o mais alto cargo.
Como principais objetivos do Programa de Compliance, destacam-se:
É importante ressaltar que os objetivos do programa devem estar alinhados com a missão, visão, valores e objetivos estratégicos da organização, para que o crescimento seja harmônico e a empresa possa se consolidar no mercado à longo prazo.
Diante do exposto, podemos concluir que um programa efetivo de Compliance tende a fortalecer a cultura organizacional e reduz a possibilidade de problemas éticos e os riscos decorrentes dos mesmos.
Além disso, estar e agir em conformidade cria um ambiente de trabalho respeitoso, com relações de trabalho saudáveis, cenário que pode ocasionar no aumento da eficiência e qualidade no desempenho dos colaboradores.
Existem alguns princípios fundamentais que orientam e dão suporte ao sistema de Compliance e auxiliam na execução do programa. A esses princípios, dá-se o nome de “pilares” do programa de Compliance.
Ficou curioso para saber quais são os pilares? Fique ligado no nosso blog, em breve vamos te explicar tudo sobre esses pilares que dão suporte à construção do programa de Compliance para você colocar a mão na massa e executar na sua empresa!
Veja como é fácil e rápido consultar o seu protocolo de serviço online, basta preencher os campos abaixo.